Escolhas de Halloween
A noite mais assustadora do ano está a chegar e se procuras sugestões de leitura para assinalar esta data, então continua a ler este artigo de blog.
Há quem defenda que o Halloween, ou Dia das Bruxas, tem raízes numa antiga festa celta chamada “Samhain”, que marcava o fim do verão e o início do inverno.Os celtas acreditavam que nesta época do ano, os espíritos dos mortos podiam voltar à terra.
Já a tradição de pedir doces ou fazer travessuras, remonta a uma antiga prática europeia chamada “souling”, em que as pessoas iam de casa em casa a pedir orações pelas almas dos mortos em troca de bolos. Nos Estados Unidos esta prática evoluiu para a recolha de doces que agora enchem as barrigas dos mais novos.
Quer sejas um apreciador desta data ou fã de bons thrillers, aqui ficam as minhas sugestões para leituras de tirar o fôlego.
Sugestão 1: As dez figuras negras, de Agatha Christie
Já não é a primeira vez que recomendo este livro, mas faço-o repetidamente porque é realmente uma boa leitura e enquadra-se perfeitamente neste tópico.
Este thriller narra a história de dez aparentes estranhos que recebem um convite misterioso para se reunirem numa mansão numa ilha isolada. Durante o jantar, uma voz gravada pelo misterioso anfitrião acusa um dos convidados de guardar um segredo sombrio. Na mesma noite, um dos convidados é assassinado. Na ilha, não há mais ninguém além dessas dez pessoas, que vão sendo assassinadas, capítulo após capítulo, por um assassino desconhecido. Quem será que está por detrás de todas estas mortes? Esse é um mistério que tu terás que descobrir!
Sugestão 2: Frankenstein, Mary Shelley
Este é sem dúvida um clássico apaixonante e cuja personagem principal continua a ser uma das fantasias favoritas de Halloween.
Victor Frankenstein, um jovem estudante brilhante e curioso decide pôr em prática os conhecimentos que tem adquirido em biologia e anatomia humana na Universidade de Ingolstadt através do desenvolvimento de um projeto algo macabro.
Aquilo que à primeira vista parecia impossível ganha vida e torna-se num monstro temido até pelo seu criador. Envergonhado e arrependido, Victor adoece e a sua criatura extraordinária foge, espalhando terror por onde passa. Mas será que esta criatura tem sentimentos, será que as condicionantes da sociedade é que a levam por caminhos obscuros? Descobre as respostas a estas perguntas neste clássico da autora britânica.
Sugestão 3: Misery, Stephen King
Não é segredo nenhum que os livros do Stephen King além de excelentes são capazes de nos deixar com pele de galinha e assim foi quando li Miserey.
A história aborda a vida de Paul Sheldon, um escritor famoso dos chamados romances cor-de-rosa. Depois de conquistar um grande sucesso com a sua obra, onde Misery Chastain assume o papel principal, Paul decide matar a personagem, é então que sofre um terrível acidente de viação e é socorrido por Annie Wilkes, uma ex-enfermeira que o leva para sua casa para o tratar.
Só mais tarde é que Paul descobre que Annie é na verdade uma, senão a maior, fã de Misery e ficou bastante abalada quando o autor decretou a sua morte. Sem poder mexer-se, Paul está nas mãos de Annie que não vai desistir de Misery sem dar luta.
Este foi um dos melhores livros de suspense e terror que já li, o tipo de livro que nos faz querer reler novamente e que recomendo muito a quem gosta deste género.
Sugestão 4: Drácula, Bram Stoker
A minha última sugestão de leitura é, também, a minha atual leitura e, apesar de ainda não ter chegado ao fim, acredito piamente que será uma das melhores leituras deste ano.
Tal como o livro do Frankenstein, o Drácula é uma personagem mítica dos contos de terror e como tal não poderia ficar de fora desta lista. Jonathan Harker, um jovem e promissor advogado de Inglaterra viaja até à Transilvânia para se encontrar com o Conde Drácula, um cliente da sociedade de advogados onde trabalha para concluir um negócio.
Durante a viagem começam a acontecer situações estranhas que deixam Jonathan reticente quanto à sua viagem. O jovem advogado decide portanto escrever um diário onde vai registando todos os acontecimentos da sua viagem que fica cada dia mais e mais assustadora. Inicialmente o conde parece o anfitrião perfeito, preocupado e prestativo, mas rapidamente a sua gentileza transforma-se em pura maldade. Será que Jonathan conseguirá regressar a casa? Estou ansiosa por descobrir.
Estas são as minhas 4 sugestões para leituras de Halloween, mas gostava muito de ficar a conhecer as tuas. Partilha-as nos comentários e boas leituras! 🎃