Feira do livro 2023: achados e conselhos!
Finalmente chegou aquela época do ano que todos os amantes de livros esperam ansiosamente: a Feira do Livro do Porto! E este ano, posso garantir-te, está repleta de oportunidades literárias simplesmente irresistíveis!
Já é quase uma tradição de agosto reservar um (ou mais dias) para ir aos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. É a minha oportunidade anual de renovar a minha coleção de livros e de me aventurar na descoberta de novos autores. Como de costume, fiz uma lista dos títulos que tinha em mente adquirir, mas, como frequentemente acontece, acabei por trazer apenas um deles para casa.
Desta vez, escolhi um domingo para a minha visita à feira, e deixem-me dizer-vos que foi uma verdadeira aventura. Talvez por ser fim de semana, por ainda haver muita gente de férias, ou até mesmo pela crescente paixão dos portugueses pela literatura. Seja qual for a razão, foi um desafio explorar calmamente todos os expositores repletos de ofertas das várias editoras. Assim, aqui está o meu primeiro conselho: se, tal como eu, preferes evitar a agitação, planeia a tua visita para um dia da semana. Muito provavelmente encontrarás menos confusão, permitindo-te analisar os livros com serenidade e escolher cuidadosamente aqueles que desejas levar contigo.
As feiras do livro são ocasiões de excelência para os devotos da literatura encontrarem autênticas pechinchas e atualizarem-se com as novidades literárias do momento. Bem sabemos que a paixão pela leitura pode ser dispendiosa, e os preços dos livros nem sempre são convidativos para quem devora um, dois ou até mesmo três livros por mês. Nestes eventos, para além de reunir editoras e livrarias de todos os cantos do país num mesmo local, descontos especiais esperam por ti. Ah, e não te esqueças dos "livros do dia" — em cada expositor, encontrarás pelo menos um título com um desconto ainda mais tentador, além do desconto geral da feira. Uma oportunidade que não deves deixar escapar.
Dos cinco livros que vieram enriquecer a minha coleção este ano, três foram adquiridos na editora Book Cover. Esta editora tem uma seleção envolvente e, além disso, pratica preços muito atrativos. Dado que o meu desafio literário deste ano é explorar autores desconhecidos ou que nunca tive a oportunidade de ler, optei por um clássico, "Drácula" de Bram Stoker; um intrigante policial, "Sherlock Holmes e o Cão dos Baskervilles"; e, por último, uma obra de uma notável autora portuguesa do século XX que deixou uma marca indelével na literatura feminista nacional, "Infelizes" de Ana de Castro Osório. E o melhor? Estes três livros custaram apenas 15 euros, um autêntico achado!
Se, tal como eu, estás curioso(a) para explorar novos autores e géneros literários, então tens mesmo de experimentar um encontro às cegas com um livro. No stand da Flâneur (nome descoberto graças à Inês e à Fátima 😃), podes encontrar livros-surpresa por apenas 6€. No meu caso, calhou-me o "Prosas Apátridas" de Julio Ramón Ribeyro. Prometo partilhar em breve a minha opinião sobre esta nova descoberta.
Por fim, o título que estava no topo da minha lista e que consegui adquirir por um preço relativamente simpático. Depois de ter ficado colada a ler a “Circe” da Madeline Miller, não hesitei em levar para casa "O Olhar da Medusa" de Natalie Haynes, adquirido no stand da Bertrand com um desconto especial da feira. Este livro é um desejo antigo, tendo lido críticas incrivelmente entusiasmantes e algumas um pouco mais reservadas. Mal posso esperar para desvendar o que a história desta mulher forte, marginalizada pelos grandes autores gregos, tem para me ensinar.
E foram estas as minhas aquisições deste ano. Continua a seguir o blog, pois em breve irei partilhar as minhas opiniões sobre os livros que trouxe para casa.
Desejo-te boas compras e leituras envolventes!