Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Livros que se tornaram bons filmes

Os dias de chuva voltaram e, apesar de todos sabermos a sua importância para a sobrevivência do planeta, acho que não existe ninguém que possa dizer que não sente nem um bocadinho de saudades do sol.

 

Mas pronto, não podemos ficar parados numa só estação e aceitar doi menos. Por isso, decidi fazer uma pequena lista de livros que se tornaram bons (ou até mesmo excelentes) filmes (pelo menos na minha opinião). Sem mais demoras, aqui fica uma lista indispensável para suportar os dias de maior aborrecimento, com um copinho de chá numa mão e uma mantinha bem quente a cobrir-nos da realidade.

 

Testes 2024 Posts - HD.jpg

 

Orgulho e Preconceito 

Um ano antes de completar duas décadas de existência (sim, sim, não estou a brincar) este é possivelmente o filme que mais vezes vi. É o meu filme canjinha quente, aquece-me sempre o coração, nunca falha. 

 

Para quem não conhece (existe alguém??), o filme é inspirado na obra de Jane Austen, mais precisamente num dos seus livro mais famosos, “Orgulho e Preconceito”, que tal como todos os outros acompanha a vida de uma família britânica, nos finais do século XVIII início do século XIX, fazendo uma crítica social fortíssima à sociedade da altura através de metáforas e muita, mas muita ironia.

 

Anna Karenina

Tardes chuvosas de outono combinam na perfeição com Keira Knightley e quem não concorda está errado!

 

Vi este filme a primeira vez com o meu pai, no cinema em 2012 e confesso que fiquei a olhar para ele como um burro para um palácio. Nunca tinha lido o livro e também não tinha maturidade suficiente para entender a profundidade da história.

 

Anos mais tarde, já na universidade, devorei este romance de Tolstoi e desde então que se tornou num dos meus livros favoritos. Quando voltei a ver o filme, já munida de um conhecimento mais abrangente da história, tudo mudou. Passou a ser um dos meus filmes favoritos.

 

Anna Karenina é uma mulher da alta sociedade russa, casada com um homem nobre, em maneiras e posição, mas frio e que vive das aparências. Num dos bailes em que participa, Anna conhece o conde Vronski e a partir desse momento os dois vivem um romance de tirar o fôlego. 

 

Uma das coisas que mais gosto no filme e que me confundiu muito quando era pequena, é que todas as cenas são gravadas num palco de teatro transmitindo a sensação de que a vida na sociedade russa era mesmo isso, uma peça de teatro, ninguém é real, são todos o reflexo do vazio que está dentro de cada um.

 

Little Woman

Um filme simplesmente adorável.

 

Quando juntam Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh no mesmo filme o resultado só pode ser um - incrível.

 

Este clássico de Louisa May Alcott foi adaptado ao grande ecrã por Greta Gerwig em 2019. Confesso que não fiquei rendida ao livro, mas gostei muito mesmo do filme ao ponto de já o ter visto muitas outras vezes. No elenco podemos ver ainda Timothée Chalamet, a grande Meryl Streep e Louis Garrel.

 

Se este elenco de luxo não vos convence, então deviam começar a fazer terapia.

 

Gone Girl

Não sou grande fã de Ben Affleck, acho que a capacidade de representação dele é um pouco limitada, mas a Rosamund Pike leva o filme às costas numa representação simplesmente brilhante.

 

Adorei o livro da Gillian Flynn, assim como o Sharp Objects, da mesma autora (e que tem uma série também excelente). Este é um livro de suspense psicológico que conta a história de uma mulher que desaparece misteriosamente. Os dois são aparentemente um casal feliz, nada leva a pensar o contrário, mas à medida que a investigação vai avançando a máscara de Nick, o marido, vai caindo e vamos descobrindo quão sórdida é esta história.

 

Misery

Se és fã de suspense e ainda não viste este filme, tens mesmo de o adicionar à tua lista!

Esta recomendação é especialmente para os fãs de Stephen King. Em 1990, Rob Reiner realizou a adaptação de um dos livros mais conhecidos de King. O filme conta a história de Paul Sheldon, um escritor famoso pela sua série de livros cuja protagonista é Misery. Cansado de escrever sempre sobre a mesma personagem, Paul decide terminar a série matando a protagonista. No entanto, depois de sofrer um acidente de carro, ele é salvo pela sua maior fã, que não está disposta a aceitar o fim de Misery tão facilmente.

É um suspense imperdível, com uma atuação extraordinária de Kathy Bates, que lhe valeu um Óscar.

 

Harry Potter

Para terminar, não poderia deixar de fora os feiticeiros mais famosos do mundo.

Fazer uma maratona de Harry Potter quando o tempo começa a ficar mais frio é o equivalente a um gelado de Pistácio num dia bem quente de verão: ou seja perfeito.

Penso que os 7 filmes estão disponíveis na HBO, por isso se procuram dar um pouco de magia à vossa tarde aborrecida de chuva esta é sem dúvida uma opção a considerar.



Sugestões que estou ansiosa por ver:

 

🎬 Nunca me Deixes, inspirado no livro com o mesmo nome, de Kazuo Ishiguro. Review do livro aqui.

 

🎬 A Amiga Genial, disponível na HBO, a série inspirada no livro de Elena Ferrante já tem três temporadas disponíveis, eu já vi três episódios da primeira e estou a gostar muito.

 

🎬 Como Água para Chocolate, vai estrear na HBO em novembro e é inspirado no livro da Laura Esquivel com o mesmo nome. Para quem não conhece recomendo que descubram este livro, vale mesmo a pena.

 

E agora, como não poderia deixar de ser, gostava muito de ler as vossas recomendações. Partilhem quais são os vossos livros favoritos que foram adaptados ao cinema. 😊

4 comentários

Comentar post