Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

O dia dos trabalhadores!

No dia 1 de Maio celebra-se, um pouco por todo o mundo, o dia da luta dos trabalhadores por melhores salários e condições laborais. Em várias cidades mundiais, trabalhadores de diferentes ramos e setores de atividade juntam-se para marchar pelos seus direitos, que apesar de terem melhorado, em comparação com a primeira marcha realizada, ainda não precisam de uns retoques.

 

Este é um dia conhecido de todos e ao qual ninguém é indiferente, mas será que sabes a razão que levou a que este dia começasse a ser celebrado? Então continua a ler para descobrires.

 

Grey Minimalist Tips Blog Banner (4).png

 

No dia 1 de Maio de 1886, um grupo de operários da cidade norte-americana de Chicago decidiu convocar uma greve geral que tinha como objetivo conquistar melhores condições de trabalho, focando-se principalmente na redução de 17 para 8  horas diárias de trabalho. Durante as manifestações, registaram-se inúmeros confrontos com a polícia, o que resultou em várias prisões e mortes dos revoltosos. 

 

Inspirados pela luta destes operários, vários trabalhadores de diferentes países convocaram greves e manifestações e um pouco por todo o mundo emergiram lutas pelo  direito a um trabalho digno e seguro, bem como pela garantia de uma vida profissional que não canibaliza a vida pessoal. 

 

Esta série de manifestações obrigou os governos a cederem na criação de leis que protegessem os trabalhadores no local de trabalho e em caso de acidente ou doença, bem como na criação de dias de descanso e de um salário mínimo que garantisse uma vida digna às famílias.

 

Em Portugal, o dia 1 de Maio só começou a ser celebrado de forma livre após o 25 de abril de 1974. Antes do dia da liberdade, esta data era assinalada na clandestinidade e fortemente reprimida pela polícia. Hoje em dia, nesta data os portugueses saem à rua para reivindicar os muitos direitos que ainda lhes são negados, como o aumento dos salários, menos horas de trabalho, hegemonia salarial entre homens e mulheres, um serviço nacional de saúde mais forte, reformas mais altas e muito mais.

 

Na minha opinião este é um dia de liberdade e democracia. Pois só num estado democratico é possível sonhar e lutar por uma vida melhor e mais justa. 

 

Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida!