Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Review: A casa holandesa, de Ann Patchett

Ann Patchett, porque demoraste tanto tempo a entrar na minha vida?

 

Acho que esta primeira frase já dá para perceber onde quero chegar, mas vou fazer um reforço, que livro incrível!

 

Vital Tecidos.jpg

 

Este é um daqueles livros que não damos nada pelo plot, mas que amamos cada capítulo. O que sabia sobre o livro antes de começar a ler? 

 

  • Uma história sobre dois irmãos, Maeve e Danny, que viviam numa imponente casa ao estilo holandês com o pai. 
  • Foram abandonados pela mãe que fugiu para a Índia e são mais tarde expulsos da casa pela madrasta que os odeia. 
  • O pai deixa ao irmão mais novo um fundo para ser gasto nos seus estudos e como forma de vingança, pelo comportamento da madrasta, Danny vai estudar medicina, para gastar o máximo de dinheiro possível.

 

Confesso que fiquei muito reticente com este livro, mas estava no Kobo Plus, por isso dei-lhe uma oportunidade e agora quero comprar todos os livros desta autora para os ter num local de destaque na minha estante.

 

A forma de escrita do livro é muito leve e divertida, é um livro perfeito para ler na praia, num dia quente de verão (que foi o que fiz). Achei as personagens muito bem desenvolvidas, principalmente as duas principais. 

 

Gostei mesmo muito da Maeve e ainda mais do facto de o narrador ser o Danny. A relação dos dois irmãos é muito bonita, muito maternal, existe claramente um laço muito forte entre os dois. Consegui entrar na história com muita facilidade e imaginar perfeitamente cada espaço e sentimento descrito pela autora. É um daqueles livros que nos deixa completamente abstraídos do mundo que nos rodeia.

 

Deitei uma pequena lágrima no fim. Acho que o fim da história faz muito sentido tendo em conta o desenrolar da ação. Apesar de ter adorado a Maeve durante todo o livro, confesso que no fim me identifiquei mais com o Danny, no sentido em que perante aquilo que aconteceu conseguiria perceber perfeitamente a sua dor. 

 

Gostava que a história fosse contada a duas vozes, ou seja narrada pelo dois irmãos, para termos uma perspetiva dos dois, porque acho que as opiniões da Maeve seriam simplesmente hilariantes. 

 

Podia estar aqui o dia todo a falar sobre o que há para amar neste livro, mas não quero arriscar a dar spoilers. Por isso, vou ficar por aqui, mas recomendo muito mesmo.

 

Já leram algum livro da Ann Patchett? Recomendam algum em específico?

 

A minha avaliação: 5