Review: Apneia, Tânia Ganho
Faz já duas semanas que terminei de ler o livro Apneia da Tânia Ganho e meu deus, ainda não consegui parar de pensar nesta história.
Apneia conta a história de Adriana, uma jovem artista portuguesa casada com um também jovem e bem sucedido Italiano.
Começamos por entrar na rotina do casal aos poucos e é cedo nesta teia de eventos que compreendemos a violência psicológia exercida por Alessandro a Adriana. O nascimento de Edoardo, o filho do casal, não melhora a situação, pelo contrário, surge uma nova vítima.
Cansada de viver num terror constante, Adriana decide sair de casa com o filho e pedir o divórcio. O que parecia ser um recomeço para mãe e filho, torna-se numa luta que dura vários anos, em tribunal, pelo direito ao divórcio, à guarda do filho e à proteção do mesmo.
A cada capítulo ficamos mais enredados nesta história que nos tira o ar e nos desperta a atenção para tantos casos similares de famílias presas a uma situação de violência e para as quais os tribunais portugueses tardam em dar resposta.
É uma história sufucante, que não conseguimos parar de ler e que nos revolta. Diria mesmo que é um livro que cresce em nós e que nos arrasta para a profundidade de uma relação tóxica que apodrece tudo ao seu redor.
Recomendo muito esta leitura, nunca tinha lido nada da Tânia, mas talento é que o não falta a esta autora.
A minha avaliação: 5