Review: Atalanta, Jennifer Saint
She speaks again, the name she has chosen for the child, for the champion she will become. The name means “equal in strength”, for this is what she´ll be: equal to any hero that any other god choses. (...) Atalanta.
O mais recente retelling mitológico que li foi uma agradável surpresa.
Mas antes de vos falar da minha experiência com esta obra da autora Jennifer Saint, quero reservar algum espaço para falar da Awesome Books. Este ano tenho tentado ler mais, o que implica comprar mais livros. O Kobo ajuda bastante na poupança, mas mesmo assim o valor que gasto em livros mensalmente tem sido bastante significativo. Por isso, estou sempre à procura de alternativas que me permitam poupar alguns euros. Já compro livros em segunda mão em algumas plataformas como a Trade Stories ou a Vinted, mas agora descobri um novo site que queria partilhar contigo.
Chama-se Awesome Books, pelo que percebi é um site britânico e vende essencialmente livros em segunda mão a preços bastante bons. Encomendei a Atalanta neste site para experimentar e chegou em cerca de 3 semanas. O apoio ao cliente é muito prestável, tive um problema com o tracking code, mas responderam quase de imediato ao meu e-mail e foram sempre muito atenciosos. O único senão é que os livros são todos em inglês. Posto isto, se procuras uma alternativa para comprar livros mais em conta, esta é uma opção que podes considerar.
Agora, passando aos mais importante.
Como sabem, sou uma fã incondicional de mitologia grega e este ano tenho tentado ler mais livros do género. Depois de Wolf Den, encontrei a história de Atalanta, que confesso, ainda não conhecia.
Atalanta nasceu no seio de uma família real. Ao ver que a sua mulher tinha dado à luz uma menina, o rei ordenou que deixassem o recém nascido abandonado à sua sorte na floresta para morrer. Uma ursa, com uma cria ainda pequena, compadeceu-se pelo choro da bebé e acolheu-a na sua caverna. A menina foi crescendo, tal qual um animal selvagem, sempre vigiada de perto pela deusa Artemis (deusa da caça) que decide entregar a criança à guarda das suas ninfas que a deverão ensinar a caçar e a ser uma mulher forte e independente.
Quando Atalanta se torna uma mulher, Artemis envia-a numa aventura. Jason, um príncipe grego está a reunir os herois mais valentes da Grécia para partir em busca do Golden Fleece e Atalanta deverá representar a deusa nesta façanha trazendo glória para a mesma. Mas Artemis avisa Atalanta de que nunca se deverá casar ou ficará perdida para sempre.
Atalanta parte nesta aventura com os Argonautas, nome dado aos herois que integraram esta missão, junto de alguns filhos de Zeus, entre o mais conhecido encontra-se Hércules, bem como de outros deuses como Ares e Poseidon.
Serão os Argonautas capazes de roubar o Golden Fleece do implacável rei Aeëtes? E será Atalanta capaz de lutar junto dos homens escolhidos para esta missão com a mesma força? Acreditem, vão adorar ler esta história e descobrir as respostas a estas perguntas.
Para quem leu o livro Circe, da Madeline Miller, existem bastantes partes que vão reconhecer porque a história dos Argonautas é falada neste livro, ainda que ao de leve.
De um modo geral, gostei mesmo muito de ler este livro, fiquei completamente presa do início ao fim da história. E agora estou super curiosa por ler mais livros desta autora. Este retelling também me deixou com muita curiosidade de ler alguma coisa sobre a história do Hades e da Perséfone, alguma sugestão desse lado?
A minha avaliação: 4.5