Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Review: Bel-Ami, de Guy de Maupassant

Embora modestamente vestido com um fato de sessenta francos, a sua elegância era um pouco berrante, assaz vulgar, embora autêntica. Alto, bem-apessoado, loiro, dum loiro acastanhado vagamente ruivo, com um bigodinho que parecia espumar no lábio, de olhos azuis, claros, furados por uma pupila pequeníssima, o cabelo naturalmente ondulado, dividido por uma risca ao meio, Geogestinha parecenças com os vilões dos romances populares.

 

Bege e Cinza Minimalista Citação Post para Insta

 

O primeiro livro de novembro já cá canta!

 

No verão, dei um saltinho à Póvoa de Varzim para visitar uma feira do livro que por lá houve. Acabei por comprar o Bel-Ami, um livro que já andava no meu radar há algum tempo.

 

Para quem não está familiarizado com esta obra do autor francês, Guy de Maupassant, aqui fica a minha review. Neste livro conhecemos Georges Duroy, um jovem militar belo, ambicioso e corrupto, recentemente regressado a Paris. Duroy vive na miséria, com um trabalho que mal dá para comer, mas fará de tudo para chegar onde quer.

 

Acaba por  se encontrar casualmente com um velho conhecido do exército, Forestier, que trabalha como jornalista no jornal "Vida Francesa". Este encontro marca uma viragem na vida de Duroy, que graças ao seu amigo integra a equipa do jornal e torna-se num dos mais promissores jornalistas do mesmo. Apesar de estar a singrar com a sua carreira de jornalista, a vida boémia não acompanha o seu salário, por isso Duroy precisará de fazer umas alterações na sua forma de estar em sociedade para conquistar o lugar que merece.

 

Nesta obra, o autor faz uma clara crítica à sociedade francesa e ao papel da mulher na mesma, através de Madalena que usa o marido para ter uma voz ativa na sociedade e das multiplas esposas virtuosas dos grandes senhores que possuem amantes e vidas escondidas. Também é feita uma crítica ao oportunismo das classes altas que se servem dos conhecimentos para obter informações previligiadas e subir na cadeia alimentar graças a cunhas, propagando uma elite que se esconde atrás de uma meritocracia falsa e depravada.

 

Gostei muito deste livro, achei que seria mais difícil de ler e que pudesse ter momentos mais parados, mas não aconteceu. Foi uma leitura muito fluida e engraçada, com alguns momentos de irritação por parte da ingenuidade das mulheres que caíam nas artimanhas deste Don Juan que seria capaz de vender a própria mãe.

 

A minha avaliação: 4

____________________________

Gostavas de ler este livro?

Se esta review despertou o teu interesse e estás a pensar em comprar este livro através da Wook, considera utilizar o meu link de afiliado

Para ti, o preço mantém-se igual, mas para mim faz uma grande diferença e ajuda-me a adquirir mais livros para continuar a trazer-te reviews fresquinhas.

Muito obrigada pelo apoio! 😊

 

2 comentários

Comentar post