Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Review: História do Novo Nome, de Elena Ferrante

Víramos os nossos pais baterem nas nossas mães desde a infância.Tínhamos crescido com a ideia de que um estranho não nos podia tocar, mas que o pai, o noivo e o marido podiam encher-nos de bofetadas quando quisessem, por amor, para nos educar ou reeducar.

 

Bege e Cinza Minimalista Citação Post para Insta

 

Eu sei, eu sei. Na review do livro A Amiga Genial, que dá início a esta tetralogia, disse que não iria retomar a história de Lenú e Lila este ano, mas a verdade é que não consegui resistir. Encontrei o segundo livro da coleção a um bom preço na Vinted e encaixei-o nas minhas leituras de outubro (e ainda bem!).

 

Disclaimer: Este artigo de blog contém spoilers do livro A Amiga Genial, por isso se ainda não leste recomendo que não vejas já este artigo. Caso tenhas curiosidade em saber mais sobre o primeiro livro desta tetralogia da Elena Ferrante, dá uma vista de olhos aqui.

 

O final do primeiro livro levanta um mistério. Estamos no casamento de Lila e Stefano, um casal que demonstra um grande carinho mútuo, quando Marcello, um dos irmãos Solara, que cortejou Lila, sem sucesso, entra no copo de água calçado com os Sapatos que Lila e Rino desenvolveram e que a primeira ofereceu ao futuro marido. A dúvida fica no ar e garanto que neste segundo livro não se vai descobrir muita coisa sobre isso, cada um dos intervenientes tem uma história e motivações diferentes para o que aconteceu.

 

Esse “presente” que alegadamente Stefano deu a Marcello como prova da sua estima e parceria nos seus negócios não caiu bem a Lila que, a partir desse momento começa a perceber que o seu marido não é bem aquilo que ela pensava que era. Toda a doçura e bondade de Stefano, que conhecemos no fim do primeiro livro desaparecem, dando lugar a uma figura muito parecida com o seu pai, Dom Achile.

 

Neste segundo livro, História do Novo Nome, acompanhamos a juventude e o início da entrada na vida adulta das duas amigas, agora com 17 anos. Lila, como disse encontra-se presa a um casamento infeliz, o marido bate-lhe, tem ataques de ciúmes e ela provoca-o, atiça-o com aquela malícia da menina que descobrimos no primeiro livro. Lenú continua a estudar, mas cada vez com menos propósito, sente-se desmotivada, desamada e com falta de confiança naquilo que está a fazer. O seu relacionamento com António não lhe traz alegrias, muito pelo contrário, vai-se deteriorando cada vez mais com o passar dos dias. Começa a faltar à escola, perde-se nas matérias lecionadas e deixa de ser a melhor aluna da turma.

 

Senti que o tom deste livro é bastante mais pesado em relação ao primeiro. Conseguimos sentir a dor das duas personagens. A sua dificuldade em encontrar um propósito na vida.

 

Com o desenrolar da história Lila e Lenú começam, aparentemente, a voltar aos eixos. Lila passa muito tempo na charcutaria do marido, que gere com muito sucesso e Lenú volta a empenhar-se nos estudos. Mas é aí que uma personagem que, honestamente, não dei grande importância no primeiro livro vai dar uma reviravolta na história: Nino. 

 

Lila não consegue cumprir com o seu desígnio de esposa, ou seja dar um herdeiro a Stefano e o médico recomenda-lhe uns banhos de mar. As duas amigas e Pinuccia, partem para Ischia, onde Lenú sabe que vai encontrar Nino, o seu grande amor. Mas as coisas não correm como esperava. Nino dá-lhe esperanças, mas rapidamente as retira para dar a sua atenção a uma outra mulher, quem será?

 

Este segundo livro fez-me sentir um pouco irritada com a Lenú. Acho que só um bom livro consegue fazer-nos querer falar com uma das personagens e aconselhá-la. A Lenú fez-me lembrar um pouco de mim, quando tinha a idade dela. A ingenuidade de estar apaixonada, o medo de não sermos correspondidos, a esperança de que um pequeno gesto possa significar um sentimento escondido. Cada vez gosto mais da Elena, tanto da personagem como da autora. Ela consegue dar uma profundidade à sua escrita que nos toca verdadeiramente. Queremos entrar na história, fazer parte dela, mas, acima de tudo, queremos que ela não acabe, que dure para sempre, para que nunca tenhamos de seguir as nossas vidas sem as suas palavras.

 

Fiquei ainda mais ansiosa por ler o terceiro livro, História de Quem Vai e de Quem Fica. Mas acho que este vai mesmo ficar para o início de 2025. Estou a reunir alguns livros do género deste para ler no proóximo ano, por isso se também és fã de Elena Ferrante como eu, vai estando atento!

 

A minha avaliação: 5

____________________________

Ficaste interessado em ler este livro?

Se esta review despertou o teu interesse e estás a pensar em comprar este livro através da Wook, considera utilizar o meu link de afiliado

Para ti, o preço mantém-se igual, mas para mim faz uma grande diferença e ajuda-me a adquirir mais livros para continuar a trazer-te reviews fresquinhas.

Muito obrigada pelo apoio! 😊