Review: Infelizes
"Infelizes" de Ana de Castro Osório: Uma Encantadora Descoberta da Feira do Livro 2023!
Confesso que esta autora me era desconhecida, mas uma rápida pesquisa enquanto estava diante do stand da Book Cover na Feira do Livro me despertou a curiosidade suficiente para adquirir este volume da coleção "Mulheres Escritoras", que inclui obras da portuguesa Ana Plácido, das irmãs Anne e Emily Brontë, Emily Dickinson, George Eliot, Virginia Woolf e muitas outras autoras que vale a pena descobrir.
Natural de Mangualde, Ana de Castro Osório foi uma escritora do século XX que se destacou na literatura infantil, sendo também jornalista, pedagoga, feminista e ativista republicana. Além disso, Ana foi uma das pioneiras do movimento feminista em Portugal, tendo escrito em 1905 o primeiro manifesto feminista português, intitulado "Às Mulheres Portuguesas".
Na sua obra "Infelizes", Ana traça o perfil de diversas mulheres de diferentes estratos sociais. Neste pequeno livro de 67 páginas, que li com facilidade em apenas dois dias, a autora apresenta breves relatos do quotidiano. A cada capítulo, somos apresentados a uma nova personagem, inserida numa realidade distinta, e é por meio destes testemunhos que a crítica franca e sincera de Ana à sociedade portuguesa, à monarquia (sob a qual viveu e criticou abertamente) e à pobreza enfrentada pela população vai se revelando.
Para mim, esta obra foi uma boa surpresa devido à fluidez do discurso e à delicadeza de cada palavra. Cada história contada toca profundamente, permitindo-nos identificar facilmente com as personagens e os seus sentimentos. Na minha opinião, é um livro que deixa marcas, que lemos com desejo de seguir na narrativa que rapidamente chega ao seu desfecho. Foi também nesta obra que li uma das mais belas e cruas descrições dos correios, o meio de excelência para a comunicação no tempo em que viveu, e que transcrevo abaixo:
“(...) Quanto saudade de mãe amargurada, que ao deitar a sua carta na caixa sentirá a mesma impressão dilacerante de lançar com ela o coração! … Quanto conselho de pai, martelado a soluços! … Quanto desespero de namorada confiando ao acaso das viagens o seu pobre amor feito em frangalhos! … Quanta tristeza numa frase em que se pergunta pelo anjinho, que se viu nascer e que longe cresce e se faz sábio, sem que os nossos olhos o envolvam de carícias! … Quanto beijo dado no vácuo; quantos braços estendido a pedir socorro, caindo inertes sem ter que abraçar! Quanta mentira, quanto desespero, quanta saudade! …”.
Para aqueles que desejam explorar esta obra, ela pode ser encontrada no stand da Book Cover na Feira do Livro do Porto por 4,95€, ou também através do website da editora.
Já leste esta obra? Deixa a tua opinião nos comentários!.