Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros!

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros!

Review: Limpa, Alia Trabucco Zerán

A vida tem sempre princípio, meio e fim. Pode ser a seca. Uma peste. Uma gripe. Uma pedrada. A morte, mais tarde ou mais cedo, bate à porta. A primeira vez é um aviso, um susto, um falso alarme. E a figueira foi o aviso da morte para aquela família. Depois volta três vezes, como dizia a minha mãe, «quando morre um, Lita, morrem sempre mais dois».

 

Brown Photo Collage Instagram Post.jpg

 

Estava muito ansiosa por pegar neste livro. Há vários meses que o tinha parado na minha wishlist e algo me dizia que ia ser uma boa escolha, por isso é que também o escolhi o Limpa como leitura conjunta, com a minha amiga Teresa, para o mês de junho.

Neste livro da autora chilena, acompanhamos a história de Estela Garcia. Logo no início do livro percebemos que ela se encontra presa como suspeita pela morte de uma criança, mas só com o desenrolar da ação é que vamos descobrindo quem é esta menina e o que realmente aconteceu, ou pelo menos a versão da nossa personagem principal.

Todo o livro é narrado pela Estela, e portanto só conhecemos a versão dela dos factos, não existem mais pontos de vista, como tal nunca sabemos se o testemunho que estamos a ler corresponde mesmo à verdade.

Estela deixa a sua cidade natal para rumar à capital, onde espera encontrar um trabalho que lhe permita dar uma vida mais tranquila à sua mãe. Encontra um trabalho como interna numa casa de gente rica. A senhora da casa está grávida e Estela será uma peça central na vida desta criança. 

Ao longo dos capítulos vamos conhecendo uma Estela resignada à sua função de empregada doméstica, mas vamos também notando, progressivamente, a sua raiva, pela sua condição, pela incapacidade de voltar para ajudar a mãe e por ter de criar uma menina mimada, que transforma a sua vida num inferno, Julia.

Este livro dá-nos um retrato cru da invisibilidade do trabalho doméstico, da luta pela sobrevivência e da diferença de classes que em vez de se estreitarem, cada vez se adensa mais. Foi uma boa leitura, gostei muito da forma de escrita da autora e da sua construção de personagens, é sem dúvida um daqueles livros em que mergulhamos na história e esquecemos tudo à nossa volta. Além deste livro, a autora tem ainda um muito conhecido chamado When Women Kill, que também me pareceu muito interessante e espero conseguir ler em breve.

 

A minha avaliação: