Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros!

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros!

Review: O quarto de Giovanni, de James Baldwin

Eu não acredito nessa coisa do tempo. O tempo é uma coisa óbvia, é como a água para um peixe. Toda a gente está dentro de água, ninguém sai de lá, ou se sai acontece o mesmo que acontece ao peixe: morre.

 

9.jpg

 

Em dezembro, aproveitei uns dias de férias para ir a alguns mercados de natal, incluindo o de Braga e já que lá estava dei um saltinho à Livraria Centésima Página. Para quem não conhece, esta livraria encantadora está localizada no centro de Braga e tem uma oferta incrível de livros, além de docinhos super apetitosos. 

 

Mas voltando ao assunto que nos trouxe aqui hoje. De visita à livraria, encontrei o Quarto de Giovanni com um desconto de 30% e como já andava há muito tempo para ler um livro do James Baldwin agarrei esta oportunidade do destino com toda a força.

 

Em o Quarto de Giovanni, conhecemos David, um jovem americano, que assume o papel de narrador desta história. David deixou a sua família nos Estados Unidos e mudou-se para França, mais especificamente Paris, onde vive, de forma algo precária com a sua namorada Hella. Enquanto esta se encontra a viajar por Espanha, David conhece Giovanni, por intermédio de uns “amigos”. Giovanni é um jovem italiano bonito que trabalha como empregado de bar. Ambos sentem uma atração inexplicável um pelo outro e David, que tem algumas dúvidas sobre a sua sexualidade, vê florescer sentimentos que tenta há muito tempo esconder. Sem um sítio onde ficar a dormir, David muda-se para o quarto de Giovanni, temporariamente, e é lá que os dois se envolvem apaixonadamente.

 

A história vai nos sendo narrada em diferentes tempos, passado e presente, e logo no início do livro percebemos que algo de mal aconteceu a Giovanni, mas só sabemos o quê em concreto no fim. 

 

Passando à minha opinião, a escrita do autor é muito bonita, poderia dizer até poética, os capítulos são curtinhos e lê-se bastante rápido. Infelizmente não foi uma leitura que me tivesse arrebatado, como estava à espera. Não me consegui relacionar com nenhuma personagem, nem entrar muito na história que, aliás, achei muito superficial. Estava à espera que o livro se focasse mais na relação dos dois personagens principais e não é o que acontece, a relação deles é descrita em poucos parágrafos. Também acho que o facto da tradução ter alguns erros não ajudou.

 

Continuo curiosa por ler mais livros do autor, apesar de esta experiência não ter corrido tão bem. Desse lado recomendas algum livro do James Baldwin? Qual foi a tua experiência com este autor?

 

A minha avaliação: 3.5

____________________________

Gostavas de ler este livro?

Se esta review despertou o teu interesse e estás a pensar em comprar este livro através da Wook, considera utilizar o meu link de afiliado

Para ti, o preço mantém-se igual, mas para mim faz uma grande diferença e ajuda-me a adquirir mais livros para continuar a trazer-te reviews fresquinhas.

Muito obrigada pelo apoio! 😊