Review: Os Trabalhos de Hércules, de Agatha Christie
No período antes da sua reforma final aceitaria doze casos, nem mais nem menos. E esses doze casos deveriam ser selecionados com especial referência aos doze Trabalhos do Hércules antigo. Sim, isso seria não só divertido, seria artístico, seria espiritual.
Mitologia aliada com as estratégias infalíveis de resolução de crimes de Hercule Poirot. Existe melhor plot para um livro?
Confesso que já há algum tempo que estava com vontade de voltar a ler um dos maravilhosos livros de Agatha Christie (talvez ande a sentir alguma nostalgia da infância, quem nunca?). Descarreguei alguns livros da coleção que ainda não tinha lido para o Kobo, mas acabei por não pegar em nenhum. Por isso, aproveitei a Feira do Livro do Porto para ver se encontrava alguma coisa que me chamasse à atenção.
As bancas dos alfarrabistas estão sempre cheias de volumes das histórias do detetive mais famoso do mundo, a preços muito interessantes (este exemplar custou-me apenas 5€). Uma vista de olhos por alto revelou um vencedor: Os Trabalhos de Hércules.
Basicamente, neste volume Hercule Poirot revela a sua vontade de se reformar, mas antes decide aceitar 12 últimos casos. Estes casos deverão, de alguma forma, estar relacionados com os trabalhos do seu homólogo Hércules, que tendo levado a cabo 12 trabalhos propostos pela deusa Hera, juntou-se aos deuses do Olimpo na sua glória.
Por isso, o livro tem 12 capítulos, sendo que em cada um temos um crime diferente que deve ser resolvido por Poirot. São uma espécie de breves contos, os crimes não são tão elaborados como nas restantes obras, nem as resoluções tão detalhadas, mas é igualmente uma leitura bastante prazerosa e divertida. Já estava familiarizada com alguns dos crimes presentes neste livro, já que vi muito atentamente a série Poirot exibida pela RTP Memória há alguns anos, mas foi muito bom recordar.
Se ainda não estás familiarizado com a obra de Agatha Christie e os métodos de investigação do famoso Hercule Poirot, podes ler mais no artigo de blog que escrevi com o meu top 5 de livros favoritos da autora britânica.
Esta leitura fez-me relembrar o prazer que os livros da Agatha Christie sempre me deram, por isso gostava muito de saber quais são os teus favoritos da autora e os volumes que mais recomendas. Deixa as tuas recomendações nos comentários!
A minha avaliação: 4