Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Paula Mendes

Mais um blog sobre livros

Sugestões para leituras de verão

Já se sente o doce aroma das férias!

 

Vital Tecidos.jpg

 

Para muitos dos que estão a ler este artigo, as férias poderão já ser águas passadas. Mas para aqueles que ainda não surfaram esta onda e precisam de ideias para preencher os longos dias de verão, deixo abaixo uma lista de livros que me surpreenderam este ano. 

 

Decidi fazer esta edição apenas com livros que li este ano, de forma a poder partilhar simultaneamente as reviews que escrevi sobre as respectivas leituras. Desta forma, se gostarem muito de alguma sugestão podem ler mais sobre a minha experiência e tomar uma decisão mais informada.

 

Sem mais delongas, aqui ficam as minhas sugestões para um verão cheio de leituras fresquinhas:

 

A casa holandesa, Ann Patchett

 

Não poderia deixar de mencionar o favorito do momento!

 

Li o meu primeiro livro da Ann Patchet em julho e já estou a planear comprar tudo o que a autora decidir publicar. Foi realmente uma boa experiência, passei alguns dias de praia embrenhada na sua leitura e acredito que é mesmo um daqueles livros perfeitos para levarmos connosco e simplesmente relaxarmos enquanto o lemos.

 

Apesar de o enredo poder parecer muito dramático, achei a história leve e engraçada. Não me senti em momento nenhum massada, muito pelo contrário, consegui entrar a 100% na história e esquecer-me completamente do mundo à minha volta (que é o que nós leitores realmente queremos).

 

Klara and the Sun, Kazuo Ishiguro

 

Este também foi um dos livros que li mais recentemente e que deixou uma marca muito positiva. 

 

Li o livro no Kobo, deitada na relva do parque a aproveitar o calor matinal e posso dizer que a experiência foi excelente. Além da história em si estar muito bem conseguida, o livro é muito enigmático e a cada capítulo que acabamos adensa-se a curiosidade de saber mais sobre a história de Klara, Josie e do resto da família.

 

Recomendo muito este livro para o verão, acho que é uma daquelas leituras que colocamos no saco da praia, abrimos durante a manhã e só conseguimos fechar quando são horas de voltar a casa.

 

Yellow Face, R. F. Kuang

 

Este foi um livro que me surpreendeu bastante há uns meses. 

 

Não conhecia nada da autora, mas depois de ler Yellow Face fiquei muito curiosa com as suas restantes obras. Não é uma história leve, deixa-nos um certo conflito interno sobre o que é errado ou certo no contexto que nos é apresentado. 

 

Mas tem um enredo que achei muito curioso e é uma história bastante diferente, pelo que tenho a certeza que fará uma boa opção de verão.

 

Quando os rios se cruzam, Rita da Nova

 

2024 foi o ano de lançamento do mais recente livro da Rita da Nova (recomendo muito que leiam o primeiro livro da autora: As coisas que faltam). Quando os rios se cruzam é um livro curto, inspirador e com uma história apropriada para esta altura do ano. 

 

Ao longo do livro acompanhamos Leonor, uma jovem portuguesa que vai fazer Erasmus para Turim e que se debate com algumas peripécias que a vida lhe vai apresentar. 

 

Toda a vibe do livro trás aquela frescura que precisamos nos dias mais quentes de verão e tenho a certeza que vai deixar um ratinho de curiosidade para visitar esta cidade italiana num futuro muito próximo.



Hello Beautiful, Ann Napolitano

 

Onde estão os fãs de um romance complicadamente belo?👆

 

A Ann Napolitano vive rent free no meu coração, desde que li o seu livro Hello Beautiful. O Dear Edward, outro dos livros da autora, já está traduzido para português e será provavelmente uma das minhas compras da feira do livro. 

 

Não há muito que se possa dizer sobre este livro, porque a história fala por si mesma. Nesta obra conhecemos uma família, da qual fazem parte 4 irmãs, cada uma com a sua personalidade bem demarcada (muito irmãs Bennet style), mas muito unidas. É uma história sobre amor, depressão e conquista que deixa qualquer um completamente rendido.

 

É um bom livro para quem quer perceber melhor a depressão e como influencia não só a vida da pessoa que sofre desta doença, mas também todos em seu redor.

 

The Wolf Den, Helodie Harper

 

Não poderia fechar as recomendações sem mencionar um retelling mitológico. 

 

Se já acompanham o meu blog há algum tempo, sabem que tenho um fraquinho por mitologia grega e que adoro estas histórias. The Wolf Den é o primeiro livro de uma trilogia (que planeio terminar este ano) e que conta a história de uma escrava, Amara, a viver em Pompeia. 

 

Não sei como serão os restantes livros da coleção, mas o primeiro está super aprovado e é perfeito para uma leitura de férias.

 

Já sabes o que vais ler nas férias?

Partilha as tuas descobertas de verão!

 

Disclaimer: Não farei TBR de Agosto, vou aproveitar para ler alguns livros que estão lá por casa (e perdidos pelo Kobo) e vou partilhando as suas reviews. Volto no fim de agosto com os meus achados da feira do livro do Porto. 

 

Boas férias! ❤️